terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Bons ventos para Sergipe.

Por Cláudio Nunes

Com a vitória no leilão da Aneel, Sergipe deu apenas o primeiro passo para começar a produzir energia eólica.


A empresa genuinamente sergipana Energen, venceu um dos lotes promovidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e pretende instalar, até 2012, na Barra dos Coqueiros o primeiro parque eólico de Sergipe. No leilão a Energen comprou 2 Gigawatt (GW) de energia eólica. Para isso conta com o apoio do governo estadual, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que fez o comodato de uma área de 20 hectares onde se situaria o pólo cloroquímico que nunca saiu do papel. A previsão é gerar 30 Megawatts (MW), energia suficiente para abastecer uma cidade de 200 mil habitantes.

A vitória do projeto de Sergipe no leilão da Aneel é histórica porque coloca o Estado num seleto grupo que vem explorando a forma de energia alternativa que não polui, nem degrada o meio ambiente. No Brasil os estados do Rio Grande do Norte e Ceará despontam neste setor, mas Sergipe tem outro projeto importante, em Santo Amaro que também pode sair do papel nos próximos meses. O grupo conta com o apoio do BNB para financiar o projeto na ordem de R$ 160 milhões.

Com a vitória no leilão, Sergipe deu apenas o primeiro passo para começar a produzir energia eólica, tendo como algumas vantagens a morfologia do terreno, a infraestrutura e o apoio do governo estadual. Porém se desejar seguir adiante o Estado precisa fazer logo o seu mapa eólico e regularizar seus terrenos, já que algumas áreas que podem ser aproveitadas, ainda na região da Barra dos Coqueiros, no povoado Duro, não têm regularização fundiária.

E o primeiro parque eólico pode possibilitar também um investimento em Sergipe da empresa espanhola Gamesa, que procura um Estado para implantar sua primeira fábrica na América Latina, que será no Brasil. A posição estratégica de Sergipe pode possibilitar o investimento de aproximadamente 40 milhões de euros, numa área de 30 mil metros quadrados.

Nos últimos anos os Estados Unidos e a China investiram muito na energia eólica. O Brasil está avançando, mas perdeu muito tempo discutindo a viabilidade das térmicas. Sem falar que a usina nuclear, como desejam alguns que seja instalada uma no São Francisco é algo perigoso para o meio ambiente e a população ribeirinha. Sergipe tem um potencial grande no setor eólico. É saber aproveitar o momento. Que os bons ventos realmente cheguem a Sergipe.

Infonet.

Nenhum comentário: