domingo, 1 de março de 2009

Relatório comprova que lençol freático foi afetado pelo lixão

Edilson Almeida
Redação 24 Horas News


O lençol freático de Cuiabá foi afetado pelas atividades irregulares do Aterro Sanitário de Cuiabá, na verdade, do lixão. Parecer técnico elaborado pela Superintendência de Infra-Estrutura, Mineração, Indústria e Serviços da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, em 18 de abril de 2008, mostra que os alertas emitidos em vários documentos foram em vão. Tanto para a Prefeitura quanto para a Qualix Serviços Ambientais, empresa responsável pela coleta e tratamento do lixo. A empresa nunca investiu o combinado no aterro.

O relatório de inspeção informa que as análises de água dos poços de monitoramento identificaram a presença de compostos orgânicos e inorgânicos na totalidade das amostras e que houve mudança nos métodos empregados na detecção de algumas variáveis, tornando inviável a sua comparação com resultados anteriores.

“A lagoa anaeróbia, componente do sistema de tratamento de chorume do aterro sanitário, encontra-se desprovida de impermeabilização” – frisou o documento, apresentado ainda no ano passado. Ele destaca ainda a falta de impermeabilização da base de fundo das Fases 1ª e 2ª do aterro sanitário pode estar relacionada com a contaminação detectada no lençol freático. “O metarenito e as fraturas de quartzo existentes no local podem facilitar a migração do chorume que percola das duas citadas fases do aterro sanitário” - observou.

Com a análise técnica realizada no local, o parecer também determinou que a Prefeitura Municipal de Cuiabá deveria num prazo máximo de 15 dias contados da data de recebimento do parecer apresentar uma proposta de Recuperação da Área Degradada (PRAD) pelo Aterro Sanitário, onde, dentre outras coisas, doss informado como procederá para estancar a fonte de contaminação bem como recuperar o lençol freático atingido pela contaminação. “Diante destes fatos, é inegável concluir o gravíssimo crime ambiental em que ocorreu a municipalidade, onde pelas informações colhidas constatou-se que até a presente data nenhuma providência foi tomada pelo Poder Público Municipal” – diz o presidente da CPI, Francisco Vuolo.

Um comentário:

PEV disse...

Prezado Fábio, como vai?

Estamos divulgando a 9ª Edição do Prêmio Ethos-Valor, concurso para Professores e Estudantes Universitários sobre responsabilidade social empresarial e desenvolvimento sustentável aplicado às empresas. As inscrições para o Prêmio acontecem até 13 de abril e podem ser feitas em nosso site www.premioethosvalor.org.br. Mais informações também estão em http://premioethosvalor.blogspot.com/

Como achamos que o tema do concurso é pertinente aos assuntos tratados por você em seu blog, gostariamos de saber se é possível contar com uma notinha sobre o Prêmio. Tenho certeza que é uma oportunidade muito valiosa para seus leitores.

Desde já, obrigado.

Atenciosamente,