terça-feira, 16 de julho de 2013

O papel da água e do esgotamento sanitário na agenda global do desenvolvimento sustentável



O objetivo desta Cúpula de alto nível - que será realizada na capital da Hungria, de 08 a 11 de outubro - é fazer a análise dos diferentes tipos de desenvolvimentos, dentro e fora do sistema das Nações Unidas, na preparação dos objetivos relacionados com a água para a agenda do desenvolvimento pós- Rio+20.

O resultado esperado é um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em água e esgotamento sanitário que seja específico, mensurável, alcançável, realista e oportuno e que responda a uma série de desafios multidimensionais.

Em junho de 2012 a Conferência da ONU Rio+20 para o Desenvolvimento Sustentávelconfirmou a importância da água no e para o desenvolvimento sustentável. No documento emanado da Rio+20 “O Futuro que Queremos”, o saneamento aparece como um caminho transversal que é inexoravelmente lincado com a maioria das áreas prioritárias identificadas para a ação global.

Para melhor definir os caminhos para a sustentabilidade, o documento da Rio+20 alerta para o estabelecimento de indicadores universalmente aplicáveis para as metas de desenvolvimento sustentável (SDGs - por sua sigla em inglês). Embora o documento não identifique SDG para áreas específicas, em vista da transversalidade do saneamento foi aceito que um indicador seria dedicado para esta área.

Vários especialistas internacionais estão engajados na tarefa de estudar um ODS para o saneamento. Este e outros temas ligados a uma agenda global do desenvolvimento sustentável motivaram o Governo da Hungria, em cooperação com o sistema da ONU e o Conselho Mundial da Água, a organizar uma conferência mundial: A Cúpula da Água em Budapeste, a capital da Hungria, entre 8 e 11 outubro de 2013.

Objetivos

A Cúpula deve carrear significativas contribuições para a elaboração de um ODS (específico, mensurável, alcançável, realista e oportuno) para o saneamento que corresponda e responda aos desafios multidimensionais.

A Cúpula da Água de Budapeste está sendo encarada como um fórum político para construir um consenso entre os pontos de vista das lideranças globais no que se refere aos objetivos a serem alcançados para a água e o esgotamento sanitário e que sejam incluídos nas agendas internacionais pós-2015.

Fonte: AguaOnline

Nenhum comentário: