sexta-feira, 4 de junho de 2010

Copa 2014: cidades sede precisam investir R$ 9,6 bilhões em saneamento.

As doze cidades sede da Copa 2014 precisam investir R$ 9,6 bilhões para atingir a universalização do saneamento básico e oferecer saneamento adequado até a chegada do Mundial. Isso significa oferecer água tratada e cobertura total de rede de esgoto para todos os cidadãos brasileiros. Dos 12 municípios escolhidos para receberem os jogos do Mundial, cinco estão com índices de acesso á rede de esgoto abaixo dos 50%. Essa é a constatação de um levantamento do Instituto Trata Brasil, que avaliou os serviços prestados nesses municípios.

O resultado desse levantamento foi apresentado durante o Seminário “2014 Saneamento na Rede”, na semana passada, no Rio de Janeiro, por André Castro, presidente do Instituto Trata Brasil. Para ele, para atingir a universalização serão necessários, além dos recursos financeiros, avanços na qualidade de gestão: Quando constatamos as disparidades entre os níveis de cobertura dos serviços, concluímos que a falta de financiamento não é o único responsável pelo atraso do setor”.

Entre os doze municípios, Manaus, Cuiabá e Natal são as cidades que têm maiores deficiências em saneamento básico. Na capital do Amazonas, que ocupa a última posição do ranking, cerca de 89% das residências ainda não é atendida pela rede geral de esgoto. Nas capitais do Mato Grosso e do Rio Grande do Norte, o déficit de atendimento atinge 61% e 69%, respectivamente.

Já as regiões metropolitanas de Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, São Paulo e Porto Alegre apresentam uma realidade bastante diferente, com índices de atendimento superiores a 80% das residências. Na capital do Distrito Federal, que aparece na primeira posição do ranking, 92% da população é atendida pela rede de esgoto.


Fonte: Trata Brasil

Nenhum comentário: