quinta-feira, 19 de agosto de 2010

MCidades apresenta Programa de Resíduos Sólidos Urbanos em BH.

Investimento em 128 galpões beneficiam 4,2 mil catadores.

O Ministério das Cidades investe R$ 50 milhões do Orçamento Geral da União (OGU) por meio do Programa de Resíduos Sólidos Urbanos, na construção de 128 galpões para 4,2 mil catadores. O programa atende regiões metropolitanas, Distrito Federal e entorno e municípios com mais de 50 mil habitantes. Os dados foram divulgados pela gerente de projetos da Secretaria Nacional de saneamento Ambiental (SNSA), Nadja Limeira Araújo, que representou o Ministério das Cidades no 9º Festival Lixo e Cidadania, em Belo Horizonte, onde apresentou ações voltadas à inclusão de catadores.

Nadja Araújo apresentou o Programa de Resíduos Sólidos Urbanos, lançado no âmbito da primeira etapa do Programa de Aceleração do Crescimento, que tem como objetivo construir e equipar galpões de triagem para a coleta seletiva e promover inclusão de catadores de lixo. ”O MCidades está empenhado em apoiar a demanda de catadores contribuindo para criação de condições dignas, como o processo de inclusão social e emancipação de catadores”, afirma.

Com o tema “Participar, agir, transformar. Está em nossas mãos”, o evento conta com palestras e debates sobre temas como resíduos sólidos, desenvolvimento sustentável, reciclagem, lixo e cidadania. O 9º Festival Lixo e Cidadania reúne catadores de todo o Brasil e de outros países da América do Sul, além de instituições públicas, municípios, estados e o Governo Federal. Entidades governamentais ligadas à área de resíduos sólidos e organizações apoiadoras dos catadores também participam do festival. Programação cultural, feira de produtos reciclados, oficinas e exposições fazem parte do evento que termina sábado (21).



(Envolverde/Ministério das Cidades )

Nenhum comentário: