domingo, 20 de maio de 2012

Catálogo reúne tecnologias verdes desenvolvidas no Brasil

Documento lançado em abril é pioneiro e reúne inovações de diversas áreas da economia

O Fórum dos Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec) lançou, no dia 17 de abril, um catálogo com 184 tecnologias verdes desenvolvidas nos núcleos de inovação tecnológica (NITs). Organizada em parceria com a Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti), a publicação é pioneira no país e reúne inovações em diversos setores. Entre eles, biocombustíveis, energia solar e mineração.

O catálogo foi montado para ser apresentado na reunião da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que será realizada em junho deste ano na capital fluminense. A ideia é transformá-lo em um banco de dados disponível para pesquisas online.

“O livro servirá também de estímulo para os institutos de pesquisa desenvolverem tecnologias verdes. É uma maneira de disseminar o que está sendo feito pelo Brasil e envolver novas instituições nessa área”, destaca o diretor de Relações Interinstitucionais da Abipti, Félix Silva.

Das 188 tecnologias listadas, 87 foram desenvolvidas na região Sudeste, 32 na região Sul e 15 na região Norte. A área que mais apresentou resultados foi a de tratamento de efluentes. Cerca de 15,5% das soluções são resultados de pesquisas neste segmento.

A produção do catálogo contou também com a colaboração das associações nacionais de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) e de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), que junto com a Abipti formam a Tríplice Aliança em Prol da Inovação Tecnológica.

“A tecnologia verde está se transformando em negócios sustentáveis para muitas empresas. Esse é apenas um primeiro levantamento. Sabemos que há muitos outros projetos”, afirmou o presidente do Fortec, Ruben Sinisterra. “Ele é fruto da união do Fortec com a tríplice aliança. As instituições juntas representam todo o ecossistema de ciência e tecnologia. Essa é uma das ações importantes que vamos tomar para fortalecer o setor”, disse.

Inovações sustentáveis

Entre as inovações publicadas no guia, vale destacar uma tecnologia que consiste em um dispositivo capaz de produzir energia elétrica a partir de luz solar em aplicação conjunta ao aquecimento de água, propiciando maior eficiência. A solução, desenvolvida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) possui pedido de patente depositado no Brasil e tem aplicação em residências, setor comercial e industrial, com grande potencial para o sistema hoteleiro.

Destaque também para um projeto voltado para o desenvolvimento de telhado verde, construído sobre uma estrutura de diferentes tipos de materiais como o bambu, caixa tretapak, MDF, garrafa PET, entre outros. Os produtos utilizados na criação estrutural desse telhado fazem com que ele seja uma alternativa viável e sustentável, num custo aproximado de R$ 20,00, o metro quadrado, o que proporciona o acesso a uma maior parcela da população

A publicação traz ainda uma ideia de escritório verde. O modelo segue os princípios da acessibilidade universal, reunindo materiais que fixam carbono (painéis de OSB e estrutura de madeira de reflorestamento), isolamento térmicoacústico em manta de PET e pneu reciclado, janelas de vidros duplos, lâmpadas LED, aquecimento de água a partir de placas termodinâmicas, entre outras soluções.

O projeto foi desenvolvido por mais de 60 empresas no campus de Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e alia inovação tecnológica, gestão inteligente e sustentabilidade, demonstrando a viabilidade técnica, econômica e ambiental de um modelo eco-eficiente para a construção civil.

A publicação está disponível para download neste http://www.fortec-br.org/catalogo_verde.pdf.



Por Felipe Linhares - Especial para Revista Responsabilidade Social.com





Nenhum comentário: