quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Liberado 1º aterro sanitário em Sergipe.

Claudio Nunes.

A empresa Estre Ambiental S/A vai investir cerca de R$ 30 milhões num Centro de Gerenciamento de Resíduos numa área de 150 hectares no município de Rosário do Catete.

Adema acaba de liberar o primeiro licenciamento prévio para um aterro sanitário em Sergipe. Na verdade é algo bem mais técnico e o que há de mais moderno no mundo, trata-se de um Centro de Gerenciamento de Resíduos que ficará localizado em Rosário do Catete com a capacidade diária de receber uma tonelada de lixo. O investimento será de R$ 30 milhões e a meta é atender todo o Estado já que a capacidade será de uma tonelada diária.

A empresa Estre Ambiental S/A, que pediu o licenciamento, tem centros de gerenciamentos de lixo em quatro municípios de São Paulo e dois na Argentina. A meta da empresa é transformar parte do lixo em gás, como também vender créditos de carbono.



A Estre foi fundada em São Paulo em 1999 e hoje tem oito unidades de negócios: Estre Ambiental, Resicontrol, Água & Solo, Oxil, Estação Ecologia, Estrans, Pollydutos e Estre Petróleo e Gás. A Estre Ambiental que atua em Paulínea (SP) foi vencedora do Prêmio Excelência Empresarial 2009 na categoria melhor Projeto Social/Ambiental da Região Metropolitana de Campinas, conferido pelo Ciesp Campinas.


A Estre Ambiental de Paulínea é a maior do mundo em créditos de carbono e a direção da empresa quer fazer um Centro de Gerenciamento igual em Sergipe, só que mais moderna e com uma melhor operacionalização. O Centro vai tratar até mesmo o chorume, que em quase sua totalidade será transformado em água.


Outro detalhe: enquanto alguns brigavam para fazer um aterro na região de São Cristovão, Socorro e até mesmo Aracaju, onde não tem uma área extensa e sem prejudicar o meio ambiente, a Estre Ambiental passou oito meses com estudos técnicos até localizar uma área de 150 hectares em Rosário do Catete.



Infonet.

Um comentário:

Anônimo disse...

quando vai inaugurar esse aterro?