terça-feira, 16 de março de 2010

Melhorar coleta de lixo ameniza transtornos causados pela chuva.

A época das chuvas traz preocupações para moradores das grandes cidades. Enchentes, deslizamentos e proliferação de vetores e doenças são consequências que atingem toda a população. Para a pesquisadora Débora Cynamon Kligerman, da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), uma das principais medidas para amenizar os transtornos causados pelos temporais é melhorar a coleta de lixo. Segundo Débora, o planejamento moderno das cidades faz com que as águas de chuva escoem mais rapidamente para rios e lagoas.

Segundo a pesquisadora, outro grande problema é a falta de educação e consciência das pessoas, que continuam a jogar lixo de todos os tipos no chão e também os depositam em lugares indevidos

"Antigamente, as ruas não eram asfaltadas. Tinham cobertura de terra ou paralelepípedo. Os rios que cortam as cidades também não tinham paredes de concreto. Por serem superfícies lisas, o asfalto e o concreto não apresentam nenhum obstáculo que retenha o impacto da água. O que acontece é que, em casos de chuvas fortes, as águas ganham muita velocidade e chegam mais rápidas e potentes aos recursos hídricos, que, na maioria das vezes, acabam transbordando", explica.

Débora, que além de pesquisadora também é professora em cursos de especialização e de mestrado da Ensp e de outras instituições de ensino, utiliza diferentes materiais de apoio. Um deles é a Cartilha de Situações Emergenciais e Enchentes da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil. "O material é excelente e mostra uma importante articulação de trabalho. Traz a visão da vigilância ambiental junto com a vigilância epidemiológica", observa.

Segundo a pesquisadora, outro grande problema é a falta de educação e consciência das pessoas, que continuam a jogar lixo de todos os tipos no chão e também os depositam em lugares indevidos. "Isso gera dois grandes problemas: o entupimento dos canais que escoam as águas aos recursos hídricos e o aumento significativo da proliferação de vetores de doenças". Além dos pequenos lixos, como pedaços de papel, palitos de sorvete e outros que são jogados indiscriminadamente nas ruas e entopem bueiros, existe ainda deficiência na efetiva coleta de lixo nas cidades, principalmente em áreas faveladas.

"Normalmente, nas comunidades, o sistema de coleta não é feito de casa em casa, e sim de ponto em ponto nas caçambas localizadas em áreas estratégicas, pois elas não têm arruamentos e casas definidas. Isso acontece porque o caminhão de coleta não consegue entrar nas ruas e vielas, e a coleta também não é feita a contento. Essas caçambas ficam lotadas e os moradores começam a deixar o lixo no entorno das caçambas. A disposição, falta de coleta e destino inadequado do lixo aumentam a proliferação de ratos, baratas e outros vetores. E, depois das chuvas, a principal preocupação é com a leptospirose e o risco de uma epidemia dessa doença", apontou ela.

Alguns fatores para evitar esses problemas são: a ação permanente de controle de vetores, coleta adequada do lixo, uso de proteção individual em situações de risco, como luvas e botas, na limpeza de casas e estabelecimentos depois de enchentes, armazenagem correta de alimentos em locais à prova de roedores, vedação de rachaduras, vãos, frestas e buracos que favoreçam o acesso e a permanência de roedores nas edificações, limpeza e desinfecção da água do domicílio e a armazenagem adequada de entulhos e materiais de construção ou objetos em desuso que possam oferecer abrigo aos roedores. Além disso, o reflorestamento de margens de rios e encostas é essencial no auxílio à retenção da terra e na desaceleração do volume das águas.

Débora lembrou de outros problemas que acometem as grandes cidades: a sujeira e o entupimento dos recursos hídricos. "Nos casos de grande volume de chuvas, isso impede o escoamento das águas, o que resulta nas enchentes", explica. A pesquisadora destaca ainda que existem áreas de inundação, localidades que estão naturalmente abaixo do nível do mar e por isso ficam mais propensas a sofrer com as enchentes, dependendo da capacidade de escoamento do leito dos rios, como é o caso de Acari, Pavuna e também de alguns bairros dos municípios de Duque de Caxias e Nova Iguaçu. "Essas áreas naturais cumprem papel importante no amortecimento e na retenção das águas das enchentes" destaca ela.



(Envolverde/Plurale)

Um comentário:

Zé Fortaleza disse...

Muito legal este post. Realmente a coleta de lixo e a educação das pessoas podem fazer total diferença nos dias de chuva.
Prova disso é que nos momentos de chuva, as chamadas de emergência da Desentupidora Fortaleza sobem consideravelmente.
Gostei do blog e da forma como os assuntos são tratados.
Gostaria de deixar um convite caso vocês queiram escrever no blog oficial da empresa.
Abraço!