segunda-feira, 1 de março de 2010

Problemas de saneamento serão discutidos no país.

problemática vai ser debatida durante o 2ª Conferência Latino Americana de
Saneamento que será realizada em Foz do Iguaçu.

A população brasileira produz aproximadamente 8 bilhões de litros de esgoto por dia. De acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) do Ministério das Cidades 5 bilhões não são tratados, ou seja, somente 36% do esgoto gerado nas cidades recebem tratamento.

O restante é despejado no meio ambiente, contaminando solo, rios, mananciais e praias. Menos da metade da população do Brasil, 49,44%, tem rede de esgoto.

O Brasil possui várias disparidades na cobertura de esgoto sanitário. Segundo dados oficiais, de um total de 27 companhias de saneamento, apenas sete são consideradas equilibradas: Sabesp (SP), Sanepar (PR), Copasa (MG), Caesb (DF), Cesan (ES), Saneatins (TO) e Embasa (BA). São Paulo possui a melhor cobertura de abastecimento de água com 98,93% e Alagoas a pior, com 86,07%.

O problema será debatido durante a 2ª Conferência Latino-americana de Saneamento, Latinosan 2010 que acontece de 14 a 18 de março em Foz do Iguaçu, Paraná.

Com o tema Universalização e sustentabilidade dos serviços de saneamento, o encontro servirá para buscar alternativas que melhorem o bem estar da população da América latina, com ênfase no combate à pobreza, prestação dos serviços de saneamento básico e gestão dos recursos naturais.

Uma destas metas é reduzir pela metade o número de pessoas sem serviços de saneamento básico até 2015. O evento contará com a presença de ministros, secretários de estado e personalidades da área científica de países da América do Sul e América Central, bem como da África, Ásia e Europa.

Segundo o representante do Ministério das Cidades, Sérgio Antônio Gonçalves, trata-se de "um evento que visa promover o compromisso e a articulação entre os países participantes, acerca das questões de saneamento e meio ambiente".

Todos os países vão assinar a “Declaração de Foz do Iguaçu” que irá estabelecer metas de saneamento básico presentes no Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

Fonte: Jornal A Hora online

Nenhum comentário: