sábado, 27 de junho de 2009

Paraná destina 12,5% mais embalagens vazias de defensivos agrícolas

De janeiro a maio, as unidades de recebimento paranaenses encaminharam 1.807 toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas ao destino final ambientalmente correto (reciclagem ou incineração), volume 12,5% maior em comparação com o mesmo período de 2008, quando foram destinadas 1.605,7 toneladas.

De acordo com o inpEV – instituto que tem como associados os fabricantes de defensivos agrícolas –, somente em maio, seguiram para o destino final 517 toneladas de embalagens vazias, que representam 17% do volume total do Brasil.

Os bons índices conquistados pelo sistema de destinação final no estado são possíveis graças a ações conjuntas que envolvem agricultores, distribuidores e cooperativas, indústria e poder público, representado no Paraná pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) e suas autarquias Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa) e da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab).

Brasil ultrapassa as 10 mil toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos destinadas em 2009

O Brasil encaminhou 11.164 toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos ao destino final ambientalmente correto (reciclagem ou incineração) de janeiro a maio deste ano, segundo o inpEV. Esse volume representa um crescimento de 16,2% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram destinadas 9.609 toneladas. Com esse índice, o país ultrapassou a marca das 10 mil toneladas, sendo que somente em maio seguiram para o destino final 3.044 t de embalagens vazias.

O inpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias – é uma entidade sem fins lucrativos que representa a indústria fabricante de defensivos agrícolas em sua responsabilidade de destinar as embalagens vazias de seus produtos de acordo com a Lei Federal nº 9.974/2000 e o Decreto Federal nº 4.074/2002. A lei atribui a cada elo da cadeia produtiva agrícola (agricultores, fabricantes, canais de distribuição e poder público) responsabilidades que possibilitam o funcionamento do Sistema de Destinação de Embalagens Vazias.

O instituto foi fundado em 14 de dezembro de 2001 e entrou em funcionamento em março de 2002. Atualmente, possui 75 empresas e sete entidades de classe do setor agrícola como associadas.

Mais informações sobre o inpEV e o Sistema de Destinação Final de Embalagens Vazias estão disponíveis no site www.inpev.org.br.

Fonte:Safra news

Nenhum comentário: