quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Adema inicia monitoramento em açudes públicos

A Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) tem ampliado e intensificado a ação de monitoramento em todo o Estado. Nesse momento a operação está sendo voltada para a avaliação e levantamento dos açudes públicos dos 75 municípios de Sergipe. Utilizados para pesca, banhos, consumo humano e animal, a maioria dos açudes dos municípios estava sem nenhuma avaliação técnica há muitos anos.

De acordo com o diretor-presidente da Adema, Genival Nunes, a análise das águas dos açudes é uma questão de saúde pública. "Se impróprio ou próprio para o consumo humano, se apto para recreação e uso animal, a condição do açude será divulgada pelo órgão municipal responsável para que ele tome as medidas necessárias", explicou Nunes, enfatizando que a ação servirá para evitar que açudes com alto índice de coliforme fecais na água sejam utilizados pela população.

De acordo com o diretor do Departamento de Avaliação e Monitoramento Ambiental da Adema (Deamon), Miguel Nascimento, a espécie de coliforme mais encontrada em açudes é a termotolerantes (fecal). "Muitos açudes recebem efluentes urbanos sem nenhuma forma de tratamento, poluindo muito o local", salientou. O diretor destacou ainda que o território da Grande Aracaju, que abrange os municípios de São Cristóvão, Nossa Senhora de Socorro e Aracaju, foi o primeiro a ser analisado. Segundo ele, não foram verificados açudes públicos nessa área.

A operação parte agora para os demais territórios sergipanos. A expectativa é de que, até ao final do ano, os territórios do Alto Sertão, Sul, Centro Sul, Baixo São Francisco, Leste, Baixo Sertão e Agreste Central já tenham sido visitados pela Adema.

Agência Sergipe de Notícias.

Nenhum comentário: