quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Reciclagem no Brasil tem maior potencial de "empregos verdes", segundo OIT

por Dayane Cunha

O setor de reciclagem oferece cerca de 500 mil postos de trabalhos no Brasil e é considerado pela Organização Internacional do trabalho (OIT) o 'emprego verde' de maior empregabilidade no país, segundo relatório divulgado no dia 24 de setembro pela OIT, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

De acordo com o relatório "Empregos Verdes: Trabalho Decente em um Mundo Sustentável e com Baixas Emissões de Carbono", os empregos verdes, nome dado pela OIT para as atividades relacionadas à tecnologia ambiental, estão em praticamente todas as áreas que têm se adaptado às reduções da emissão de CO2, como a construção civil, de energias renováveis, na agricultura, na indústria e nos serviços.

Segundo nota divulgada pelo escritório no Brasil da OIT, apesar do relatório ser otimista sobre a criação de novos empregos para enfrentar as mudanças climáticas, também alerta que muitos destes postos podem ser sujos, perigosos e difíceis.

As áreas que despertam preocupação, em especial nas economias em desenvolvimento, são agricultura e a reciclagem, onde é necessário modificar com rapidez situações de baixos salários, insegurança nos contratos de trabalho e exposição a materiais perigosos.

O relatório diz ainda que são criados poucos empregos verdes para os cerca de 1,3 bilhão de trabalhadores pobres no mundo, que representam 43% da força de trabalho.

Nenhum comentário: