quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Fórum Pensar Sergipe discute políticas de meio ambiente

O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Márcio Macêdo, participou da realização do Fórum Pensar Sergipe, que este ano tem o tema ‘Políticas de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável'. O fórum faz parte da programação da V Semana de Extensão que está sendo realizada pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), e ocorreu na tarde desta quinta-feira, 25, no auditório da Reitoria da universidade.

Durante a sua explanação, Márcio Macêdo discorreu sobre as várias ações que o Estado vem realizando para melhorar a qualidade do meio ambiente em seu território, com destaque para a preservação de áreas e a criação, no final do ano passado, das Unidades de Conservação (UC) do Angico e a do Junco, localizadas respectivamente entre Poço Redondo e Canindé do São Francisco, e em Capela.

Com a iniciativa da UC, foram preservadas na Mata do Junco as nascentes do Riacho Lagartixo, responsável pelo abastecimento de água para consumo humano da cidade de Capela, e a existência do macaco Guigó (Callicebus Coimbrai), que está ameaçado de extinção. Já na Grota do Angico, onde Lampião e seu bando foram assassinados, será preservada a riqueza biológica na região da caatinga e aquecido o ecoturismo.

"Estou convencido de que é necessário criar cada vez mais unidades de conservação para garantir mais qualidade de vida para a população", salientou o secretário, enfatizando que os manguezais do Estado recebem o mesmo olhar.

Tecnologia

Ele destacou ainda a implantação de 13 Plataformas de Coletas de Dados (PCD) capazes de transmitir dados, por satélite, do comportamento do tempo e clima para o Centro de Meteorologia da Semarh, de onde a informação é disseminada para o mundo via internet. "Por conta dessa implantação, a produção de milho no Estado triplicou esse ano", comemorou.

A ampliação, melhoria e automação dos sistemas integrados das adutoras do Alto Sertão, obra que irá promover o benefício de água encanada para mais de 330 mil pessoas do semi-árido, foi mais um avanço do Governo do Estado ressaltado por Márcio Macedo. "A implantação irá abranger 24 sedes municipais e mais de uma centena de povoados e comunidades rurais dos territórios Alto e Médio Sertão, e Agreste Central", explica ele.

Os povoados Saquinho, Borda da Mata e Candeias, da cidade de Tobias Barreto, já estão desfrutando do Programa Água Doce, do Ministério do Meio Ambiente, com a oferta de aparelhos dessalinizadores. "A carência de água potável e limpa desses povoados era grande. Em Saquinho, a comunidade bebia água de um barreiro. Com o dessalinizador, a realidade agora é outra", aponta. Mais de 600 famílias foram beneficiadas com o projeto.

A revitalização da bacia hidrográfica do rio Sergipe também foi enfatizada com a apresentação do programa ‘Águas de Sergipe', que terá o objetivo de promover a revitalização da bacia hidrográfica do rio Sergipe sob uma perspectiva integrada e abrangente que envolva a recuperação, proteção, o aproveitamento racional e a gestão adequada dos recursos naturais da bacia.

Estimado em US$ 112,3 milhões no prazo de 5 anos, o programa está sendo submetido à avaliação do Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento (BIRD), através de carta-consulta. "Se aprovado, o ‘Águas de Sergipe' irá abranger a três dimensões: Gestão e Desenvolvimento Institucional; a Intervenções Físicas na Bacia do Rio Sergipe e o Gerenciamento Executivo, Monitoramento e Avaliação da Execução do Programa", explicou Macêdo.

Agência Sergipe de Notícias.

Nenhum comentário: