domingo, 28 de setembro de 2008

ABC Plaza Shopping instala sistema da General Water

A necessidade de utilizar racionalmente os recursos hídricos faz com que muitas indústrias já invistam no reúso. Mas a iniciativa começa a extrapolar os portões das fábricas e está chegando aos empreendimentos comerciais.


Cynthia Luz

Prova de que a economia e o reaproveitamento da água são preocupações que alcançam cada vez mais pessoas no País é a instalação de processos de reúso em shopping centers em São Paulo. Exemplo disso é o ABC Plaza Shopping, situado em Santo André. Lá a General Water, empresa de gestão de recursos hídricos para grandes consumidores privados, instalou e administra uma estação compacta de tratamento de efluentes que garante reaproveitamento de um terço do consumo total de água, de 15 mil metros cúbicos mensais. “Além de cuidarmos do fornecimento de água, captada a partir de poços artesianos, estamos reutilizando 5 mil metros cúbicos de esgoto, que deixam de ser lançados na rede pública”, conta Sérgio Luiz Nascimento, diretor de operações da General Water.

Com 55 metros quadrados, a ETE do Shopping, instalada numa área do estacionamento, trata hoje em torno de 5 mil litros, equivalentes a 60%, do esgoto do shopping, mas esse volume deve crescer, chegando a 90% ou 100% dos efluentes, conforme explica Nascimento. “Com isso, ela já registra economia de 50% na conta de esgoto, cobrada pela empresa pública de saneamento”, reforça o executivo.

O sistema de tratamento usado no local é resultado de parceria da General Water com com a empresa canadense Noram Engeneering. Trata-se do sistema Vertreat, que promove a reciclagem de esgotos sanitários utilizando o reator vertical, Deep Shaft, com 90 metros de profundidade. “O esgoto é inserido nesse reator, com suprimento de ar comprimido, que supre as bactérias aeróbias, que retiram do esgoto a matéria orgânica. As grandes vantagens da estação é a baixa geração de lodo, a não-emanação de odores, pequena ocupação de espaço, baixo custo energético e e ganho de tempo”, acentua Nascimento.

De acordo com ele, diferentemente dos sistemas convencionais, que demandam de três a cinco dias para a eliminação da matéria orgânica, no Deep Shaft em duas horas a água está pronta para reúso. A água resultante desse processo de reúso é desinfetada e esterilizada, além de ser identificada por um corante inerte, e então destinada a descargas de vasos sanitários, rega de jardins e lavagem de pisos.

Por outro lado, Nascimento acentua que o descarte de lodo é outra grande preocupação dos sistemas tradicionais. “O nosso sistema tem tão baixa produção desse resíduo que estamos montando ao lado da ETE um biodigestor para receber o excesso de lodo da estação, operação que deverá ocorrer apenas a cada cinco meses”, diz.

Crescimento
A General Water registrou aumento de faturamento da ordem de 50% nos dois últimos anos impulsionada por esse foco maior em conservação do ambiente e a implantação de sofisticados sistemas de tratamento e reciclagem de esgotos sanitários. Apenas no último ano, conquistou grandes clientes para reúso além do ABC Plaza Shopping, entre eles Volkswagen, Grupo O Estado de S. Paulo, Multek do Brasil, Condomínio Faria Lima Financial Center e Centro Administrativo Unibanco. “Agora a solução vai ser instalada também no Shopping Iguatemi, em Campinas, interior paulista”, adianta Nascimento.

“Nossas equipes de venda mostram que nossos clientes estão preocupados não apenas com economia de recursos, mas com a preservação ambiental. Há uma preocupação difundida quando se fala nesse assunto e a General Water, atenta ao mercado, passou a trabalhar também com sistemas de reúso de água, inclusive buscando parceiros no exterior em fornecimento de tecnologia”, explica Ricardo Ferraz, diretor comercial da General Water.

As expectativas para 2008 não poderiam ser melhores: cada vez mais as grandes empresas preocupam-se em ser ecologicamente responsáveis, entendendo seu papel na sociedade. A General Water proporciona às empresas clientes, além de independência em termos de abastecimento de água, reúso da água para fins secundários, que gera economia financeira e de recurso natural. O atrativo é que a empresa torna-se ambientalmente e socialmente responsável, já que também está possibilitando que a água da concessionária pública seja utilizada para abastecimento público. “No atual cenário de escassez de água, quando um cliente nosso usa água subterrânea, está liberando recursos hídricos para a população”, finaliza Ferraz.

Nenhum comentário: