Superintendência Comercial da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) está desenvolvendo um trabalho de campo para monitorar o sistema de abastecimento com vistas aos usuários. O projeto-piloto está sendo executado há dez dias no conjunto Santa Lúcia, em Aracaju, a partir de visitas da equipe técnica a usuários. O intuito é realizar o levantamento das situações encontradas e encaminhando a soluções para as devidas correções.
Segundo o superintendente Comercial da Deso, Jânio Nascimento, o projeto traz mais controle do banco de dados com a atualização do cadastro do usuário. "O trabalho de campo nos permite ter exatamente a demanda. Por exemplo, em pouco mais de dez dias identificamos a quantidade de hidrômetros com problemas e já fizemos a substituição de 90% deles. Esta substituição reduz significativamente o que chamamos de perdas físicas", informou.
O superintendente Comercial explicou que as equipes verificam a situação da ligação, as condições do hidrômetro, se está ocorrendo vazamentos e outras ocorrências. "Nossa preocupação é acompanhar com precisão o que está acontecendo no sistema. Esta precisão proporciona um melhor planejamento das ações, maior eficácia e maior agilidade destas ações".
O projeto de monitoramento também proporciona subsídios para a identificação de vazamentos e desperdício, pois é feito o controle sobre o volume de água distribuído na região e o comparativo com o volume faturado. "Se ocorre uma diferença entre o que foi distribuído e o consumido pelos usuários é um indício de vazamento na rede naquela região. Então é possível direcionar um trabalho de verificação para localizar e corrigir a perda", explica Jânio. A proposta da Superintendência Comercial é ampliar o projeto para outras localidades e com isso melhorar a prestação do serviço.
ASN - Agência Sergipe de Nótícias
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