quinta-feira, 16 de julho de 2009

Melhora da Lagoa começou há 10 anos.

O presidente do INEA - Instituto Estadual do Ambiente,Luiz Firmino Pereira, disse que a situação da Lagoa de Araruama começou a mudar ainda em 99, com a criação do Consórcio Intermunicipal Lagos São João, que reuniu, além do Governo do Estado, prefeituras e ONGS na busca de alternativas viáveis para salvar o complexo lagunar.

- Acredito que o caminho para a gestão ambiental no Rio, no Brasil e no mundo é
fazer consórcios, juntar iniciativas. Seria impossível apenas um órgão ser responsável pela recuperação da lagoa. Além disso, colocar empresas e a população
atuando juntas é uma forma de garantir o andamento dos trabalhos – afirmou Firmino.

De acordo com o presidente do INEA, o principal problema do complexo lagunar era o despejo irregular de esgoto sem tratamento em suas águas, o que acabou causando a morte de peixes e a produção exagerada de algas, que se alimentavam do esgoto.
A primeira medida do consórcio foi repactuar com as concessionárias as metas de tratamento de esgoto. Entre 2003 e 2005, foram investidos R$ 100 milhões em obras de tratamento.
- Paralelamente a isso, o governo fez a limpeza do Canal do Itajuru e o aumento do vão da ponte de 30m para 300m, o que melhorou a comunicação da água da lagoa com o mar.
Neste trabalho,foram investidos R$ 60 milhões. A segunda fase da instalação da rede de esgoto começou em 2008 e termina em 2010, com quase 100% das casas atendidas. O resultado direto da recuperação da lagoa para a opulação é a melhoria econômica para o município, já que mais de três mil famílias dependem da pesca na região.
Além disso, o turismo voltou a ganhar destaque – detalhou.De acordo com a Prolagos,empresa que cuida dos serviços de água e esgoto de cinco municípios da região das Baixadas Litorâneas, a lagoa tem hoje 40 diferentes tipos de peixes e crustáceos, cenário semelhante ao dos anos 70 e 80. O índice de oxigênio dissolvido na água está entre 8,5 e 9mg/litro, o que permite condições saudáveis de vida. Há cinco anos, o índice era de 6 mg/litro. A estimativa é de que, hoje, seja possível retirar da lagoa cerca de 20 toneladas de pescado por semana.

A Lagoa de araruama é a maior do litoral fluminense. Nasceu com o fechamento natural por cordões arenosos do antigo braço de mar. Seu espelho d`água tem extensão de 220km.A lagoa banha parte dos municípios de São Pedro da Aldeia,Iguaba, Araruama, Cabo Frio e Saquarema. Sua profundidade máxima é de 12m, com média de 2m. (Fonte: INEA)

Fonte: Abes/RJ

Nenhum comentário: